sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dicas de quem sabe!

Imagem da net



Atkinianos, esse post pode parecer desencontrado, mas são várias dicas dadas por pessoas como a Thereza, o Flávio, Suian, Dr.Atkins entre outros que fazem Atkins há anos. 
Leia com atenção que todas elas o farão compreender melhor essa dieta!

GORDURA EM ATKINS - THEREZA

Qto a gordura, qdo eu preparo um prato como o espinafre, NESSE dia eu negocio. Diminuo no meu óleo na hora de preparar as outras comidas. Somente a minha colher de (sopa) de azeite de oliva que nao entra nisso, essa eu não abro mão, consumo todos os dias uma na minha salada, sopa ou creme.
Mas no resto, onde eu posso diminuir eu diminuo para poder comer o espinafre com o óleo (excesso) que fica delicioso com o molho caseiro de tomate.

Andrea, não esqueça que eu estou no meu peso ideal, não tenho sobrepeso e nem excessos.
Entao, se eu como 120g de queijo eu engordo! Mas Dr.Atkins libera até 120g de queijo por dia!?!?
Ué, para quem pode, e nao para quem quer.

Vc já viu um americano de 250kg na frente?
Para ele ter esse peso ele tem que comer muitos carbos de rápida absorção, senão não é possível ser tao grande.
Uma pessoa dessas se deixa de comer os paes, massas, biscoitos, bolos, doces etc para comer 120g de queijo + 4 colheres (sopa) de creme de leite + toda a comida proteica preparada banhando no óleo ela vai perder peso, e como!

Mas eu não! Por quê? Porque eu nao tenho nada para perder.
E quem tem pouco para perder tbm tem que pensar na cota particular, o que é que ela pode consumir dentro da cota atkinsiniana.

Podemos até uns 28g mais ou menos de cacau, sementes, castanhas, nozes e amêndoas. Eu praticamente como todos os dias isso qdo estou na PPC para frente, mas como 28g realmente? Claro que nao! Como 1g de cada um...e olhe lá. Porque há muitos outros alimentos que tbm quero consumir, como o abacate, frutas, banana chips etc.

Tenho que negociar, se um dia vou comer espinafre frito (enxarcado no óleo) devo manerar em algum outro alimento que contenha gordura (menos no azeite de oliva).
Entende?

E sim, qdo estamos em cetose a maior parte da energia vem da gordura guardada no nosso corpo e a outra parte é da gordura que entra pela boca.
Faça as contas, se vc consome muita gordura, o corpo vai preferir usar essa primeiro para depois ir recorrer a que ele guardou. Mas se o consumo é muito grande, então ele nem vai precisar tocar as reservas.

Assim teremos muita gente fazendo Atkins e não emagrecendo, entende?

Podemos e devemos comer gordura, ela é fundamental, ela é DELICIOSA! Mas não abuse. Não passe de sua cota pessoal.

Desde que faço Atkins não tem um só dia que eu não tenha consumido gordura. Na forma de óleo, de azeite, de maionese, de bacon, de linguiça, de carne gorda, de qualquer maneira.

SOBRE COCO – FLAVIO TERRA - não gosto muito de comparar volume com massa, sempre fica a dúvida: a colher de sopa é cheia ou rasa, ou qualquer volume entre esses dois? De qualquer modo a sequência seria coco ralado fresco (caseiro) 5% de carbo, coco ralado seco (industrial) 15% de carbo. Quanto a farinha não sei qual o peso em uma colher que em 0,5 g mas creio que a porcentagem seja parecida com a do coco seco. tem 0,5 em 10 gramas do produto! Então seria 5%, mas duvido um pouco desse valor já que o coco fresco e úmido tem 5% e como a farinha por ser desidratada concentra os nutrientes, fica difícil acreditar que ele tenha o mesmo teor do coco fresco. Escrevi para o "fale conosco" da farinha de coco. E perguntei: Vi que os ingrediente de sua farinha de coco é apenas farinha de coco, mas a minha dúvida é: ela feita só com a polpa branca, ou inclui outras partes do coco como
 a película marrom que recobre a polpa e até mesmo parte da casca?

E eles já me responderam.

Prezado Sr Flavio
Muito nos alegra a sua disposição de conhecer mais sobre a FARINHA DE COCO COPRA e o ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM COPRA, e com isso tornar mais conhecido o produto e para isso também contamos com a sua colaboração de divulgar este Óleo que é considerado um dos mais eficientes suplementos alimentares, cujas características principais informaremos em documentos anexos se houver interesse.

A FARINHA DE COCO COPRA é industrializada usando a polpa da fruta e pequenas partes da película marrom que encobre a polpa que dá a coloração amarronzada ao produto e não contém qualquer parte da casca da fruta que é utilizada no artesanato. Esclarecemos no entanto que é um produto 100% natural e de grande concentração de fibras. Caso tenha interesse poderemos enviar alguns documentos sobre os produtos COPRA que foram produzidos por pesquisadores, especialistas e estudiosos.


Podemos utilizar para fazer pães e biscoitos. (Nadja)

Na Indução:

- fibra de trigo
- fibra de soja
- linhaça
- PIS
- glúten
- Biomassa de banana verde

Na PPC
- fibra de trigo
- fibra de soja
- linhaça
- PIS
- glúten- Biomassa de banana verde
- farinha de amêndoa (com muito cuidado para nao passar a cota diária em cada porçao assada)
- sementes, nozes e castanhas
- amaranto
- chia

Na Pré-Manutenção
- fibra de trigo
- fibra de soja
- linhaça
- PIS
- glúten- Biomassa de banana verde
- farinha de amêndoa (com muito cuidado para nao passar a cota diária em cada porçao assada)
- sementes, nozes e castanhas
- amaranto
- chia
- farinha de trigo integral (respeite a cota diária)
- aveia
- farinha de milho

FASE 1 - INDUÇÃO

Nível 1- vegetais fundamentais: folhas verdes e outros vegetais baixos em carboidratos

Nível 2- laticínios altos em gorduras e baixos em carboidratos: creme de leite, sour cream e queijos consistentes, duros

FASE 2 - PERDA DE PESO CONTÍNUA

Nível 3 - nozes,amendoas, amendoins, avelãs, macada mias, pistaches, castanha do
pará ( mas não castanhas de caju e nem castanhas portuguesas)

Nível 4 - berries ( morangos, blueberries ou mirtilos, framboesas, amoras pretas, etc) cerejas, melões ( mas não melancia)

Nível 5 - Iogurte natural integral ou coalhada, queijos frescos como minas frescal, cottage e ricota

Nível 6 - Leguminosas como grão de bico, lentilhas, feijão

Nível 7 - Suco de tomate ou de outros coqueteis de vegetais, com mais quantia limão galego ou tahiti


FASE 3 E 4 - PRÉ MANUTENÇÃO E MANUTENÇÃO

Nível 8 - Frutas mas não suco de frutas ou frutas secas 

Nível 9 - Alimentos com maior teor de carboidratos como abobora de inverno ( cucurbita máxima , cenoura e ervilha

Nível 10 - Grãos integrais


ADOÇANTES – FLAVIO TERRA RESPONDE


Podemos qualquer um que não seja em pó. Sobitol é uma poliol e podemos todos os polióis.  Edulcorante é a substância química que dá o sabor doce ao adoçante, são edulcorantes: Todos os polióis, o aspartame, o ciclamato, a sacarina, a estévia, etc.

Um adoçante é uma mistura de um pouco de edulcorante com bastante água, quando for líquido, e quando for em pó é um pouco de edulcorante com maltodextrina ou lactose ou outro carboidrato sem sabor ou muito pouco doce.

Você encontra adoçantes líquidos e baratos de várias marcas, como assugrim, doce menor, zero cal, etc, quase todos eles são uma mistura de sacarina com ciclamato.

Se em algum momento usar adoçante em pó (menos o doçurinha e um outro parecido que não me lembro o nome) considere todo o peso do pó como sendo de carboidratos.

Flávio Terra

CÂIMBRAS

Normalmente o problema da cãibra em nossa dieta está associada a uma diurese maior, principalmente no início da dieta, onde esse efeito é maior, e por isso eliminamos mais minerais o que pode causar cãibra, e no seu a produção de ácido lático produzido durante o exercício.

Podemos revolver esse problema repondo os sais minerais, aumentando um pouco o consumo de sal, e alimentos ricos em potássio, vou colocar uma lista abaixo, se quiser optar por um suplemento pode usar SlowK.

Outro ponto específico no seu caso e que talvez o seu consumo de 4 litros de água por dia pode estar ajudando na eliminação desses eletrólitos.
Flávio Terra.

A banana verde é rica em potássio 416,67 mg por cada 100 g, mas os alimentos abaixo tem mais potássio que a banana, alguns quase 10 x mais, e podem ser usados na nossa dieta:

Em ordem decrescente com os valores dos 1ºs:

- Coentro seco - 3804 mg/100g
- Salsinha seca - 3535 mg/100g
- Café instantâneo em pó - 3432 mg/100g
- Manjericão seco - 3307,0 mg/100g
- Endro seco - 3019 mg/100g
- Estragão
- Cúrcuma
- Pimenta caiena
- Cominho em pó
- Orégano seco
- Curry
- Cogumelo seco shitake
- Manjerona seca
- bacalhau seco
- Erva doce seca
- Alcarávia Seca (cominho armênio)
- Pimenta do reino em pó
- Farelo de trigo
- Cravo da Índia
- Pistache
- Sálvia seca
- Pistache torrado sem sal
- Alecrim seco
- Lentilha seca
- Tomilho
- amêndoa torrada com sal
- amêndoa torrada sem sal
- Feno grego
- Endro fresco
- amêndoa seca
- Fermento biológico
- Castanha do pará sem sal
- Espinafre (cru)
- Salsinha
- Acelga (cozida)
- Broto de bambu (cru)
- Escarola refogada
- Canela em pó
- Coxão mole (cru)
- Espinafre (cozido)
- Manjericão fresco
- Truta (crua)
- Truta (cozida)
- Arenque - defumado
- Couve (crua)
- Maminha (crua)
- *Almeirão - 420 mg/100g*
- Filé mignon (cru)
- Músculo(cozido)


FERMENTO - Flávio Terra

Gente, após pesquisar na internet sobre carbos do fermento e não encontrar NADA, eu liguei para o SAC da Fermix, que felizmente é 0800 , e perguntei sobre as informações nutricionais do mesmo, e perguntei por que essas informações não constam da caixinha. A atendente respondeu que as novas embalagens apresentam essa informação, e segundo ela, que se chama JULIANA, as informações nutricionais são:

para 11g de fermix, 1 envelope:
calorias: 30 calorias
carboidratos:0 zero
proteínas: 7g
fibras: 3g
ferro: 0,4mg
sódio: 0,4mg.

Eu perguntei se ela tinha CERTEZA que era zero carbo e ela respondeu que sim, que não era um arredondamento. Seria legal alguém ligar e confirmar. Se eles derem de novo a mesma informação, daí acho que podemos confiar.

Fermentos são agentes de crescimento de massas que produzem gás carbônico, são basicamente divididos em dois grupos: Fermentos químicos e Fermentos biológicos. Os fermentos químicos são normalmente compostos por amido, bicarbonato e um sal ácido, que em contato com a água produzem gás carbônico que produzem bolhas dentro da massa e faz com que ela cresça, normalmente são adicionados momentos antes de ir para forno para não perderem o seu efeito. O Pó Royal é um exemplo
de fermento químico.

Os Fermentos biológicos são compostos por leveduras (microrganismos) que metabolizam os carboidratos produzindo gás carbônico, como este processo é mais lento a massa com este tipo de fermento tem que ficar em repouso para dar tempo para que as leveduras se multipliquem e produzam o gás carbônico necessário para que ela cresça, no forno as leveduras morrem e param o processo de fermentação.

O Fermento Fleischman (tablete e pó) e Fermento Fermix seco, são exemplos de fermentos biológicos.
A levedura metaboliza somente uma pequena parte do carboidrato e/ou açúcar presente na massa, não saberia dizer quanto, mas creio que não é o suficiente para não contarmos o açúcar ou outro carboidrato presente na massa.

Flávio Terra

1 comentários:

Borboleta em Emagrecimento disse...

OLÁ QUERIDA, PASSEI POR AQUI PRA TE VER E ADOREI SEU BLOG.BEIJOS E JÁ ESTOU TE SEGUINDO.

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Atkiniana, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena